Páginas

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Inimigo Íntimo


Tudo o que você precisa saber sobre corrimento (e como tratar)


Um dos problemas mais comuns que afeta a nossa saúde íntima é o corrimento vaginal. Toda menina elimina secreções que se modificam no decorrer do ciclo menstrual. No período da ovulação, é possível observar uma secreção gelatinosa e em maior quantidade. Já na fase pré-menstrual, ela se torna mais leitosa e espessa. Essas secreções são cíclicas; portanto, se você notar alguma alteração estranha, fique atenta: pode ser um problema!


Sintomas

A vagina tem uma acidez própria que ajuda a manter o equilíbrio entre os microrganismos que habitualmente vivem por lá. Qualquer alteração na flora vaginal pode levar à irritação e, consequentemente, à modificação das secreções normais. Os sintomas mais comuns do corrimento são: ardência. coceira, secreção esbranquiçada ou amarelada e, algumas vezes, odor desagradável e vontade mais frequente de fazer xixi.

O corrimento pode ter várias causas que vão desde o uso de antibióticos e anticoncepcionais orais, até estresse e alterações hormonais. Além disso, "pode ser causado por infecções vaginais ou infecções cervicais (causadas por bactérias, fungos e protozoários) e doenças sexualmente transmissíveis", esplica Marco,médico ginecologista.


Tem que cuidar


Se você desconfiar de que algo não está legal com a sua intimidade, não há porque ficar preocupada, já que esse probleminha pode ser facilmente tratado. Mas é superimportante procurar um médico. Só ele poderá examiná-la e indicar o tratamento adequado. "O uso de medicações por conta própria, de maneira incorreta ou a utilização de substâncias que talvez irritem ainda mais a mucosa vaginal pode agravar a situação" , afirma Marco.

O tratamento é escolhido de acordo com a causa e pode variar de comprimidos a aplicação de cremes. "O corrimento, quando não é devidamente tratado, pode levar a infecções em outros órgãos genitais, caso o microrganismo chegue até o colo do útero, trompas e ovários. Em alguns casos, inclusive, leva á infermidade", alerta o ginecologista.

No caso de alguma doença sexualmente transmissíveis, é insdispensável também que o garoto (com quem teve a relação) procure um médico. E vale lembrar que todo o tratamento (medicamentos genéticos) é oferecido pelo Sistema Único de Saúde. Ou seja, não há desculpa pra não tratar!


Previna-se

Fique livre desse incômodo adotando os seguintes hábitos no seu dia a dia:

> Evite usar roupas apertadas e prefira calcinhas de algodão.

>Não fique muito tempo com o biquíne molhado.

>Evite absorventes internos e papel higiênicos colorido ou perfumado.

>Seque bem todo o corpo depois do banho.










3 comentários:

  1. ola gostei doque li,me ajudou eu estou com coceira só na frente da vagina só passa quando limpo muito bem ela.tive incorreta sim com toalha,uso papel igienico perfumado etc... com tanta coceira passei vinagre mas saiu sangue mas passou a coceira nao tem nada caseiro que se possa fazer...Meu esposo bebe sera que foi a boca.que sei la pode ter bacterias de acido do figado?me responder oque fasso obg desde ja.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal anônima, o tratamento é
    Antibióticos e/ou pomada.Bjusss até mais.Obrigada

    ResponderExcluir