Páginas

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Poucas palavras


O que fazer quando você não consegue conversar em casa?

A conteceu algo superlegal na balada, daí você corre para casa e a primeira pessoa pra quem decide contar a novidade é... ninguém. A vontade de dividir cada lance da sua vida costuma esbarrar na dificuldade que você tem em conversar com seus pais, certo? Não precisa ficar triste por isso. Eu vou ajudá-la a resolver esse probleminha, ok?
Ninguém me entende
Como a adolescência é uma fase de transição, parece que, de repente, tudo ficou muito diferente. Afinal, você não é mais uma criança. "Nessa fase, a crença dos adolescentes é a de que niguém os entende, sendo assim, os pais 'nunca vão compreendê-los'. Então, eles nem perdem tempo conversando em casa", aponta a psicóloga.
Mas é preciso lembrar que você ainda não está preparada para encarar o mundão la fora sozinha. Nos momentos difíceis, é ótimo ter com quem contar e seus papis são as pessoas mais indicadas, pode ter certeza. "Mesmo sendo 'caretas' os pais sempre têm algo a orientar aos filhos", afirma Rosemary.
A desvantagem de não conversar em casa é que você pode perder a oportunidade de compartilhar os seus bons momentos com pessoas que lhe querem bem. Pense nisso!
Bons amigos
Mesmo que seja difícil, é importante ao menos tentar dialogar com sua família. Como? Exponha o quanto gostaria de poder contar com eles e se mostre disposta a ouvir o que eles têm a dizer até quando repetirem, pela enésima vez, a mesma história que eles amam contar.
É muito bom ter uma relação bacana com os pais. No entanto, tudo tem limites. Não vá achar que, porque você contou alguns segredinhos, eles são os seus melhores amigos. "Pai e mãe devem ser aqueles que dão carinho e, ao mesmo tempo, limite", diz Rosemary.
Por outro lado, a sua sinceridade pode ajudá-la a conquistar a confiança dos seus pais. Aí, fica muito mais fácil convencê-los a deixar você ir àquela festa. Só não vá exagerar nos detalhes das confissões. Expor demais sua intimidade pode ser um pouco constrangedor para eles.
Na paz
Algumas vezes, você até gostaria de contar os babados na sua casa e puxar o maior papo com seus papis. Mas o assunto não rola porque eles são beeem na deles. "Geralmente, isso acontece porque esses pais não tiveram espaço dentro de suas casas na adolescência", comenta a psicóloga. Se seus pais têm dificuldades para falar sobre determinados assuntos, não force a barra e tente compreendê-los. Nesse caso, o ideal é conversar com uma pessoa mais experiente, como uma prima, tia e até com aquela professora legal, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário