Páginas

terça-feira, julho 27, 2010

Estrias! E agora?

Esse problema é mais comum do que você imagina. Aprenda a lidar com ele.



Com certeza, você já reparou que várias meninas têm estrias. E isso é muito chato, principalmete quando se está na adolescência, com os hormônios à flor da pele. E é por causa deles, entre outros fatores, que as estrias aparecem, sabia?



Pra Começar

Durante a purbedade, o corpo de uma menina passa por muitas mudanças, como o crescimento dos seios e dos quadris. E quando esse desenvolvimento é rápido, a pele não consegue se adaptar. Assim, as fibras elásticas se rompem quando a pele se estica, formando pequenas estrias avermelhadas. Normalmente, elas costumam aparecer nos seios, quadris, culotes, coxas e nádegas.

Pode parecer estranho, mas até estrias têm idade. As rosadas são as mais jovens e, com o passar do tempo, tornam-se brancas. Esse é um problema que não tem solução, mas pode ser amenizado se o tratamento for realizado enquanto elas ainda estão avermelhadas.

Xiii...

Não é só o crescimento acentuado na puberdade que provoca estrias. Háuma série de fatores que também contribuem para o surgimento dessas listras chatinhas:

>Engordar e emagrecer de forma contínua (o famoso efeito sanfona).

>Excesso de exercícios físicos, pois quando os músculos aparecem de forma muito rápida, eles esticam a pele e rompem as fibras.

>Gravidez.

>Tomar sol em exagero (pois as fibras ficam mais frágeis).

>Banhos muitos quentes (já que removem a camada protetora da pele).

Tratamento

Você pode optar por alguns cuidados se as estrias a incomodam muito. Lembre-se de que esse problema não tem cura e os procedimentos feitos com um dermatologista são focados na melhora do aspcto da pele. Os preços não são muito animadores, mas os resultados valem a pena. Se você conversar com seu médico, ele vai indicar o tratamento de acordo com suas necessidades. Mas o melhor mesmo é não encarar com as estrias. Grande parte das mulheres e adolescentes têm e o lance é aprender a conviver com elas e gostar de verdade de si mesma.

Previna-se!

Investir na prevenção é sempre o melhor remédio, então:

>Beba bastante água.

>Escolha um bom hidratante e passe no corpo todos os dias. É incado um creme que reponha substâncias ativas que ajudam na reorganização do colágeno e elastina da pele.

>Controle o seu peso para evitar o efeito sanfona.

>Evite banhos muito quentes e a exposição ao sol por longos períodos.




4 comentários:

  1. Super util seu post sobre estrias. Bjs

    http://coposcheiosdevodkaerocknroll.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Naírla. Obrigada pelo comentário. Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito triste agora pq tenho 14 anos e minhas estrias jah estão bastante brancas e tenho praticamente no corpo inteiro ='( ..

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoa! Pra começar é super comum as mulheres terem estrias ( eu tenho no bumbum, morro de vergonha de por o biquine, mas nao fico encanada com isso não.
    Existem tratamento que amenizam o aparecimento ok. Bjusss

    ResponderExcluir