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sexta-feira, março 02, 2012

O que é inteligência competitiva

Inteligência competitiva é a coleta de informações sobre os concorrentes de uma empresa para fazer seu próprio negócio mais competitivo.
Também conhecida como análise competitiva, trata-se de um tipo de pesquisa de mercadoconcebido e realizado para encontrar e manter partes de um negócio de mercado.
Coletar informações sobre a competição e analisá-la é uma parte importante de um plano de negócios, mas a inteligência competitiva é tão importante para as empresas estabelecidas quanto para as iniciantes. Novos concorrentes podem se mover em um mercado; concorrentes existentes podem mudar suas práticas.
Para empresas de sucesso, inteligência competitiva é regular e permanente. Sem ela, o empresário não será capaz de tomar as decisões de marketing que podem manter ou atrair clientes.
Que tipo de informação pode construir uma inteligência competitiva de pequenas e médias empresas? Informações sobre os produtos de um concorrente e/ou serviços e os preços que estão cobrando por eles, é claro, mas também informações como quem são seus fornecedores, o que os seus clientes dizem sobre eles, quais são suas políticas empresariais, que tipo de comunicações faz com seus interlocutores, etc. Em resumo, qualquer informação que vai ajudá-lo a saber mais sobre eles é relevante.
Fontes de inteligência competitiva para pequenas empresas incluem mídia, como jornais, televisão e internet, outros empresários, funcionários de seus concorrentes e seus clientes. Se uma empresa fabrica tijolos e argamassa, você certamente vai querer conhecer os produtos similares de seus concorrentes.
Há um recurso de análise competitiva que muitas vezes é subutilizado: os sites de seus concorrentes.
Os sites hoje, ao mesmo tempo que aumentam a transparência corporativa e dão maior poder ao consumidor no diálogo com a empresa, permite que os comerciantes meçam suas conversões. As empresas gastam muito dinheiro na manutenção de seus sites para que eles possam atrair e influenciar as perspectivas, clientes e analistas.
Lembre-se que toda informação que postar em um blog ou site é pública. Se você não está aproveitando este rico - e livre - recurso de inteligência competitiva, está perdendo tempo.
O que é inteligência competitivaAqui estão cinco coisas que você deve fazer regularmente para efetivamente controlar seus concorrentes e descobrir seus segredos não tão ocultos:
1. Identifique seus concorrentes.
Você está pensando provavelmente, "mas eu  conheço todos os meus concorrentes". Nem sempre. Novas empresas chegam aparentemente do nada, antecipando as empresas existentes com diferentes tecnologias ou abordagens que nunca imaginaram.
Muitas vezes uma empresa em uma área adjacente vai mudar seu posicionamento para tentar o endereço do seu mercado, ou uma startup pode surgir em uma área relacionada. Você precisa criar uma lista de seus principais concorrentes e verifique se você continua no caminho certo.
Para fazer isso, procure no Google os termos que descrevem a sua indústria, seus produtos e serviços. Você também pode usar um recurso pouco conhecido do Google. No campo de pesquisa, em "related: www.suaempresa.com" e o Google irá mostrar uma lista de empresas que considera relacionadas com a sua. Preste atenção nas empresas novas que aparecem e veja se alguma delas representa uma ameaça.
2. Verifique as páginas de seus concorrentes em casa para mudanças de posicionamento.
Quando você visita um site de uma empresa, procure primeiro em sua página inicial para ver se eles fizeram mudanças na maneira como eles descrevem seus produtos e serviços. Examine cuidadosamente como eles enfatizam diferentes características ou benefícios e como eles estão se posicionando. Às vezes você pode aprender muito, mesmo com as mudanças sutis que seus concorrentes fazem em sua home page.
3. Reveja as feiras que participar
Feiras e eventos podem valer uma grande fatia do orçamento de uma empresa, por isso é importante saber em quais delas estarão seus concorrentes. Reveja periodicamente a página de eventos em seus sites e mantenha uma planilha com nomes, datas e locais dos eventos que seus concorrentes planejam estar. Você pode então ver qual deles você pode querer se participar também.
Se você encontrar um deles em uma feira, você pode se perguntar: "Por que eles estão apresentando neste evento?" Pode ser um indicador de um novo mercado que estão entrando - talvez um que você deve considerar também.

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